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quarta-feira, 12 de outubro de 2011

SBT recebe multa de R$1 milhão por "propaganda disfarçada" em programas infantis

O SBT, de Sílvio Santos foi multado em R$ 1 milhão por "publicidade disfarçada" nos programas infantis Carossel Animado e Bom dia & Cia.
Essa iniciativa é do Ministério da Justiça, e segundo o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor - ligado ao ministério-, as atrações infantis matinais apresentadas pela dupla Patati e Patatá (Carosssel Animado) e Priscilla, Yudi e Maísa (Bom dia & Cia) fazem o "merchandising" durante a transmissão de brincadeiras e jogos com as crianças que ligam para participar dos programas.
Essa tal de propaganda disfarçada acontece quando os apresentadores anunciam a marca dos prêmios ao invés dos nomes genéricos dos produtos. Um exemplo é que sempre dizem no Bom dia & Cia, PlayStation e não videogame, Hot Wheels (carrinhos de brinquedo),e outros produtos. Isso seria uma propaganda disfarçada, que no Brasil em meio a estas circunstâncias não é permitida.

Esse tipo de multa é inédita. Foi publicada ontem(11/10) no "Diário Oficial".

Circulam no Congresso Nacional vários projetos que visam proibir ou limitar a publicidade dirigida a crianças. O merchandising durante os programas de TV é permitido, desde que a ação seja facilmente percebida como publicitária, o que não ocorre nos programas infantis multados, segundo o Ministério da Justiça.

Uma ação do MJ, que para mim não era necessária, tanta coisa a mais para se preocupar. Ao olhar da justiça é claro, se praticar algo que não é permitido deve punir, mas sinceramente isso não vai resolver nada, até porque acho que as crianças que assistem o programa não vão ligar se os apresentadores estão falando o nome do produto, ou não, pra eles o que importa é a diversão.

Artigo Brasil 

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