Páginas

domingo, 20 de junho de 2010

Preservação: MATA ATLÂNTICA


                Mapa de comparação da área de vegetação original da Mata Atlântica de 1500-2007


Um dos Biomas mais importantes e essenciais para a manutenção do nosso Ambiente está meio a uma preocupante situação. Atualmente a Mata Atlântica que ocupa 15% do território brasileiro, tem hoje apenas 7% de sua floresta original, um dado muito importante e muitos mais preocupante para todos nós brasileiros.

                   Biodiversidade:

A Mata Atlântica é uma floresta Tropical, que se estende do Rio Grande do Norte até o Sul em montanhas e planícies litorâneas.
Nessa mata há grande diversidade de plantas, dentre os quais o pau-brasil, o jacarandá, o jequitibá, a peroba e o cedro, infelizmente para nós ameaçadas de extinção.

                                 Serra do Mar- São Paulo








                                                    
                                                    









 Jacarandá      



-Jequitibá


Fauna: Diversificada, incluindo vários mamíferos ameaçados de extincão, como o Mico-leão-dourado, a onça- pintada, e o monocarvoeiro ( maior macaco das Américas), há também aves ameaçadas como a araponga, a jacutinga, o jacu e o macuco.


 Mico-leão-dourado                                    

















                         Monocarvoeiro





                                                                                        Onça-pintada


Lembrando a vocês que todos esses animas e plantas junto com a Mata estão em constante e perigosas ameaças de extinção devido a podridão da ganância do homem.A caça predatória e a construção imobiliária nos litórias( que cá entre nós rende muito dinheiro) são as principais formas de acabar com toda essa riqueza que temos, pensando também que é através das plantas que a fotossíntese acontece,sendo que as plantas absorvem o gás carbônico( prejudicial a nossa saúde) e libera o gás fundamental para nossa respiração. Reflita um pouco porque depois que toda essa beleza em forma de natureza acabar será tarde e não terá como reconstruir ou voltar atrás, será fim mas tenho esperança que essa realidade se transforme, difícil mas os 7% que restam da Mata- Atlântica estão protedigas por leis dentro de parques estaduais.

Texto : Gadiel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário