Páginas

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A importância da preservação

  Rio Mogi Mirim:
"Esgoto a céu aberto"
O rio Mogi Mirim tem sua nascente localizada na fazenda Sertãozinho, em Mogi Mirim.
Rio Mogi Mirim ( foto: artigo brasil)
Já nos primeiros quilômetros de extensão o rio recebe alguns afluentes entre eles o Boa, que trás consigo grande descarga de esgoto doméstico, iniciando o processo de degradação de suas águas e afluentes.
A degradação do rio decorrente de descargas de esgoto sem tratamento seja doméstico ou industrial não afeta somente as águas, mas sim todo um ecossistema, como flora e fauna que dependem da água do rio para se manterem vivos. Mas infelizmente todos os cidadãos de Mogi Mirim sabem qual é a atual situação do rio, ao passar por perto durante sua extensão urbana, o mal cheiro é forte e percebe-se considerável quantidade de lixo nas margens.
Percebe-se o lixo nos leitos do rio
 
Obras de tratamento de esgoto podem mudar a situação

Neste ano de 2010, a prefeitura municipal de Mogi Mirim , em parceria com governo do Estado de São Paulo e a Sabesp (concessionária de serviços de saneamento básico) deu início a obras que se referem ao tratamento do esgoto da cidade.

Entramos em contato com Tamily, funcionária do Departamento de Meio- Ambiente de Mogi Mirim que em entrevista pelo telefone ao Blog Artigo Brasil, passou a informação de que Atualmente 100% do esgoto sanitário do município é lançado no Rio Mogi Mirim e completou : “Com a construção dos coletores-tronco do sistema de tratamento de esgotos e início do tratamento, toda a carga orgânica resultante desse lançamento será direcionada para o sistema de tratamento, e consequentemente a qualidade da água do Rio Mogi Mirim irá melhorar muito”, afirmou Tamily.
Perguntada a respeito da importância e os benefícios que o rio traz à cidade Tamily disse que no passado as empresas captavam água de rios para utilização em seus processos industriais, e afirmou que são muitos os benefícios proporcionados pela presença de um rio que corta a cidade, como por exemplo: criam condição para escoamento de águas pluviais, belezas cênicas, flora e fauna, entre outras.
Além das obras de tratamento de esgoto que estão sendo realizadas atualmente em Mogi Mirim, a Prefeitura Municipal através do Departamento de Meio Ambiente, iniciou em 2008 o desassoreamento e retificação dos taludes do trecho urbano do Rio Mogi Mirim, e concluiu os trabalhos há 2 meses, em setembro/2010. Com isso pode ser retirado do fundo do rio sujeiras, lixos que contribuíam para o acréscimo de poluentes no leito do rio.

Finalizando a entrevista Tamily completou :“ O objetivo principal desse trabalho é melhorar a vazão e dar mais velocidade para o escoamento das águas, evitando picos de enchente, além da retirada de sedimentos que são carreados principalmnte por águas pluviais. A construção do sistema de tratamento de esgotos também irá contribuir para a diminuição da poluição do rio Mogi Mirim, e deverá entrar em funcionamento no final de 2011”. Abaixo segue ilustração de como é feito o tratamento de esgoto doméstico.

Esquema de como funciona a coleta de esgoto (Sabesp)
Enfim com o empenho de Departamentos e prefeitura municipal a qualidade da água do rio Mogi Mirim , pode ir melhorando com o tempo, já que o esgoto doméstico produzido em Mogi Mirim logo será totalmente tratado e assim ajudando o
meio ambiente e preservando o passado e história de um pequeno rio, mas de grande importância e assim reservando um futuro melhor para todos nós.


Artigo Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário