Páginas

segunda-feira, 11 de março de 2013

Escolha de novo Papa começa nesta terça

Após a renúncia do Papa Bento XVI no dia 28 de fevereiro, a Igreja Católica e o Vaticano se preparam para a eleição de um novo pontífice, que liderará uma Igreja com mais de 1 bilhão de fiéis pelos próximos anos. O conclave, reunião dos Cardeais que participarão da escolha do novo Papa, começará nesta terça-feira,12, no Vaticano.

A votação

Os cardeais são os responsáveis pela escolha do novo Papa, sendo atualmente 209, porém somente os que estão abaixo dos 80 anos que poderão votar, reduzindo o número para 117 cardeais eleitores num máximo de 120, lembrando que os cardeais são nomeados pelo Papa. A maioria desses eleitores encontram se na Europa tendo a Itália o maior colégio de cardeais, com 27. E é da Itália que surge um dos nomes mais cotados para suceder Joseph Ratzinger, o Arcebispo de Milão Dom Angelo Scola.

A cidade do Vaticano recebeu nos últimos dias os preparativos para a realização do conclave e já abriga todos os cardeais que participarão desta congregação.
Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, dificilmente o nome do novo Papa deve sair na primeira votação.
Logo pela manhã de terça-feira serão realizados os primeiros rituais para a realização do conclave. A partir das 7h no horário local ( 3h horário de Brasília), os cardeais começam a se dirigir para a Casa Santa Marta, onde ficarão hospedados em dormitórios separados. Às 10h (6h no Brasil) será realizada a Missa Inaugural do conclave na Basílica de São Pedro, já a votação em si está prevista para ter início às 16h30 pelo horário local, quando os cardeais seguirão em procissão da Capela Paulina à Capela Sistina, onde tomam seus lugares, fazem o juramento previsto na Constituição Apostólica, logo após uma introdução feita pelo cardeal Giovannu Batista Re, que será celebrante principal, então a capela é lacrada e em seguida as votações tomam início.
A escolha do novo Papa termina quando um cardeal conseguir dois terços dos votos e quando questionado se aceitará o cargo disser que sim  e a partir daí escolhe o nome pelo qual quer ser chamado. Com isso, as cédulas de votação são queimadas nas estufas e é gerada uma fumaça branca que anunciará ao mundo que a Igreja Católica tem um novo Papa.

A renúncia

Bento XVI anuncia que deixará o cargo
Após 8 anos, chega ao fim o papado de Bento XVI. Aos 85 anos, mesma idade de seu antecessor João Paulo II ao falecer, Joseph Ratzinger surpreendeu o mundo com sua renúncia, a primeira em quase 600 anos. Alegando que o cumprimento dos deveres de um papa requer "vigor tanto da mente quanto do corpo" , Bento XVI anunciou aos cardeais no dia 11 de fevereiro que deixaria o cargo. Aparentemente frágil em suas últimas aparições e com o avanço da idade, o  papa já andava com ajuda de muleta e foi revelado também o uso pelo pontífice de um marcapasso cardíaco há certo tempo. Embora fragilizado, o Vaticano negou que uma doença seria o motivo da renúncia.
O pontificado de Bento XVI foi marcado também por muitas crises e escândalos sexuais envolvendo crianças que abalaram os pilares da Igreja, além do caso do VatiLeaks, referente ao vazamento de documentos secretos do Vaticano por meio de seu mordomo pessoal.
Como sendo a idade avançada e a falta de forças para continuar no cargo, espera-se que o novo papa eleito seja novo, capaz de acompanhar as mudanças e ser mais aberto as transformações do mundo com um pontificado mais longo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário